REFLEXÕES SOBRE A FAMÍLIA

Foto: Jéssica Glück | Pascom NH

Os Bispos do Regional Sul 3 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) estiveram reunidos no CECREI (Centro de Espiritualidade Cristo Rei ) em São Leopoldo. A assembleia ocorreu nos dias 3 a 7 de junho, com uma ampla programação de reflexões e debates. De acordo com o Presidente do Regional Sul 3 – CNBB, o Bispo Dom José Gislon, o objetivo do encontro é trazer para dentro da Igreja do Rio Grande do Sul a caminhada da Igreja do Brasil, a partir da Assembleia Nacional dos Bispos que ocorre todos os anos. A 57ª Assembleia Nacional dos Bispos aprovou as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja, traçando os rumos da Igreja no Brasil para os próximos 4 anos – 2019 a 2023, trazemos também para a nossa assembleia essas diretrizes para o nosso contexto e realidade do Regional Sul 3 dentro do Rio Grande do Sul. Confira no fim da página, o vídeo da entrevista com Dom José Gilson.

Foto: Jéssica Glück | Pascom NH

É um forte momento de eclesialidade, de comunhão, de partilha e ajuda mútua fraterna entre os bispos das 18 dioceses. Para o Bispo, outro momento marcante foi o encontro dos bispos com todos os superiores e superioras das congregações religiosas. A vida consagrada religiosa masculina e feminina é um testemunho muito forte na ação evangelizadora das paróquias, escolas, hospitais e universidades. Queremos juntos caminhar como Igreja na mesma direção com todas as forças da Igreja para colocá-la à serviço da Evangelização para o nosso querido povo gaúcho.

O tema principal da assembleia é a Ação Evangelizadora da Igreja no Rio Grande do Sul, com base as Diretrizes Nacionais. Olhando para Brasil com uma realidade totalmente urbana e que precisa ser evangelizada. O desafio é levarmos o evangelho a todos e que as pessoas conheçam Jesus na realizada onde vivem. Os pilares são: 1 – A Palavra de Deus, iniciação da vida cristã, bíblico catequético; 2 – Pão, Eucaristia e espiritualidade; 3 – Caridade, o cuidado da vida plena; 4 – Ação Evangelizadora, uma Igreja em plenamente estado em missão, a Igreja em saída, uma Igreja missionária. As pessoas estão sedentas de espiritualidade, enfatiza.

Autor(a): PADRE FÁBIO LUÍS GALLE/ PASCOM NH

Direitos da Imagem: Jéssica Glück | Pascom NH