Retiro anual das equipes de Cáritas

É costume em nossas comunidades dedicarmos o mês de setembro para a meditação e valorização da Sagrada Escritura. Isso é saudável a nossa fé, pois como escreve São Paulo à São Timóteo, a Bíblia “é inspirada por Deus e útil para ensinar, refutar, corrigir, educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, preparado para toda a boa obra” (2Tm 3, 16-17). É nas páginas da Sagrada Escritura que encontramos uma grande experiência de fé que um povo fez com seu Deus. É onde Deus foi revelando-se à humanidade.

Neste espírito, a Diocese de Novo Hamburgo convida suas comunidades a viver o Mês Diocesano do Dízimo. É uma oportunidade para refletirmos sobre a experiência e a prática que realizamos como fruto de nossa fé.

No Evangelho Segundo São João capítulo 2, versículos de 1 a 11 encontramos o milagre que Jesus realiza numa festa de casamento. Para que o milagre aconteça, Jesus pede que os empregados encham as talhas com água e depois sirvam ao encarregado da festa. Este provando, verifica tratar-se de um ótimo vinho.

As talhas somos nós e a água é a nossa fé. Quando entregamos o Dízimo na comunidade Jesus opera um milagre com o fruto de nossa fé. Pois o valor que partilhamos, junto com o que os irmãos trazem permite que não falte o alimento na “Casa de Deus” (Ml 3,10). Alimento da Palavra, da Eucaristia, da Misericórdia, da Caridade e da Evangelização.

No mês de setembro, participe das iniciativas do Mês Diocesano do Dízimo em sua Comunidade.

Autor(a): Pastoral do Dízimo

Direitos da Imagem: Pascom NH