Retiro de Tios | CLJ

Nesta semana, um encontro importante para o diaconato permanente do Brasil está acontecendo. Em Brasília, a Conferência Nacional dos Diáconos – CND – se reúne em Assembleia Geral Eletiva.

Na tarde da quinta-feira, dia 30, na Casa de Retiros Dom Luciano Mendes de Almeida, nosso bispo diocesano, Dom João Francisco Salm, que também é Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB e, ainda, bispo referencial dos Diáconos do país, celebrou a missa de abertura da XII edição da Assembleia.

Dom João presidiu, também, a bênção e inauguração do Espaço Diácono João Luiz Pozzobon ao lado do Diácono Francisco Salvador Pontes Filho, presidente da CND e outros diáconos participantes da assembleia e suas esposas.

Entrevistado pela ENAC em um vídeo, e questionado sobre a importância e o que espera para o uso deste espaço, Dom João responde:

“Os diáconos do Brasil inteiro sabendo que tem um lugar, um espaço de referência, de união e unidade, devem sobretudo sempre reassumir estas disposições que tem que partir da convicção do coração de que a gente só segue jesus de verdade, a gente dá o testemunho de quem é discípulos missionário dele, se a gente souber viver a união, o bom relacionamento e boa convivência mesmo que pensando diferentes. Podemos pensar diferente, mas nada pode tirar de nós a alegria e fraternidade de pessoas que se amam para além de qualquer coisa.”

Dom João encerra parabenizando a CNBB e a Conferência Nacional dos Diáconos e todos os colaboradores pela conquista.

Mais notícias do evento, que segue até o dia 1 de abril, podem ser acompanhadas pelo site da CND, e pelo perfil da Conferência no Facebook.

Confira abaixo algumas imagens do primeiro dia do evento.

Você conhece a história do diaconato permanente na América Latina e no Brasil? Clique aqui para conhecer.

Clique aqui para conhecer os quarenta e oito diáconos permanentes de nossa diocese.

Fontes e imagens: Mãe Peregrina, CND.

Autor(a): PASCOM NH | Pe. Cléber Rodrigues

Direitos da Imagem: CDN, maeperegrina.org.br