São Leopoldo: Aconteceu o 16º Encontro Estadual de CEBs

Diocese de Novo Hamburgo sediou o 16º Encontro Estadual de CEBs

Texto: Pe. Fábio Luis Galle.

Fotos: PASCOM NH.

Nos dias 19 e 21 de abril, ocorreu o 16º Encontro Estadual de CEBs (Comunidades Eclesiais de Base). O evento ocorreu no Centro de Eventos de São Leopoldo, em São Leopoldo. Estiveram presentes no encontro 700 delegados de todas as comunidades das 17 Dioceses do Rio Grande do Sul. O tema foi: “CEBs, migrantes de ontem e de hoje: os desafios da justiça e da amizade social”, e o lema: “Alarga o espaço de tua tenda”.

Conforme o Assistente Eclesiástico Diocesano da Cebs, padre Ramiro Mincato, o encontro, trata-se de reunião, de assembleia, de comunidades, numa redundante e efusiva alusão ao termo “igreja”. São Eclesiais, são de base, são comunidades, reunidas sob a batuta do mandato divino: “fazei que todas as nações se tornem discípulos” (Mt 28,19).

Segundo o religioso, “Se a Bíblia fala em libertação é porque existe muita opressão e escravidão. Se o Bom Pastor no Evangelho (Jo 10,11-18) fala de lobos e mercenários, é porque os bons pastores são necessários, em meio a tantos lobos rapaces, e os bons pastores são necessários também porque há tantos falsos pastores, mercenários, interessados em projeções e ganho de dinheiro”.

“As CEBs são frágeis e são facilmente violentadas por lobos e por mercenários. Os Encontros de reanimação são tão bons e necessários, porque somos frágeis. Tão frágeis que a Bíblia as personifica na figura de uma mulher. Os migrantes são frágeis e facilmente violentados porque são pobres. Mas, Jesus é o bom pastor. O bom Pastor dá a vida pelas ovelhas, procura reconstruir a comunhão do Reino e animar a todos, pastores e fiéis leigos, na busca da justiça e da amizade social. As Comunidades precisam ser reconstruídas, depois da devastação sofrida, das cordas cortadas, dos filhos perdidos”, explica o padre.

Para o Assistente Eclesiástico Diocesano da Cebs, “foi um final de semana de oração, cantos, aprendizado, partilha e força na caminhada. As celebrações realizadas no 16º, foram uma escola que nos ajudou a sensibilizar o coração e para alargar o espaço da tenda, organizar a caridade e comprometer-se na transformação da realidade”.

No final do encontro, ocorreu a celebração da eucaristia, com a presenta de Bispo Diocesano de Novo Hamburgo, Dom João Francisco Salm, O Bispo de Cachoeira do Sul, Dom Edson Batista de Mello, Bispo de Montenegro, Dom Carlos Romulo Gonçalves e Silva, o Bispo de Bagé, Dom Cleonir Paulo Dalbosco, padres e diáconos. Na oportunidade foi entregue a bandeira do 17º Encontro Estadual para Dom Cleonir, bispo da Diocese de Bagé, onde será o próximo encontro.

Veja algumas fotos abaixo. Mais imagens do evento podem ser acessadas em um drive preparado pela organização do evento. Acesse clicando aqui.