Seminário Diocesano das Pastorais Sociais

A Diocese de Novo Hamburgo se une ao pesar profundo de toda a Igreja Católica pela morte do Papa Emérito Bento XVI; louva a Deus por todo bem que fez com sua humildade e sabedoria; movida e fortalecida pela Esperança cristã, em oração, confia aos cuidados da Misericórdia Divina este filho que, após longos 95 anos de peregrinação neste mundo, fazendo o bem, agora volta para repousar nos braços do Pai.

Bento XVI participou do Concílio Vaticano II, esteve à frente do Dicastério da Doutrina da Fé e se destacou como um dos mais importantes teólogos da Igreja. Procurou mostrar quanto mal é causado pelo secularismo e o abandono de Deus. Fez ver quão importante é, para a vida cristã, o “encontro com Cristo”. No seu modo silencioso e discreto de ser, enfrentou corajosamente muitas situações particularmente exigentes.

Quando percebeu que lhe iam faltando as forças de que precisava ainda encontrou energia suficiente para renunciar ao cargo. Um grande homem, um grande Pastor. Santos de Deus, vinde em seu auxílio; Anjos do Senhor, correi ao seu encontro! Acolhei a sua alma levando-a à presença do Altíssimo.

Descanse em Paz!

Dom João Francisco Salm