Solenidade da Santíssima Trindade

“… estejam prontos para dar razão de vossa esperança” 1Pd 3,15

A pandemia causada pelo Corona Vírus (Covid-19) deixa a população mundial apreensiva. Se fosse uma única vida perdida já seria lamentável, sendo milhares de que temos notícia, nos deixam angustiados. O luto, o contágio, o desemprego, a séria crise econômica que atinge as empresas, o comércio e as famílias aumentam nossas preocupações.

Realmente os dias que vivemos são singulares em nossa geração. E nós cristãos não ficamos imunes ou alheios a esta realidade. A humanidade precisa de algo que os cristãos bem conhecem: ESPERANÇA.

Em meio as lágrimas, sofrimentos e angústias a humanidade precisa esperar que dias melhores virão. Esperar que a ciência encontre a cura. Esperar que os cuidados (por mais extremos que sejam) livrem-nos do contágio. Esperar que unidos (governo, empresas e população) encontremos caminhos para todos prosperarem.

Nesta perspectiva o cristão precisa exalar esperança. Precisamos suplicar a misericórdia de Deus pela humanidade. Precisamos cuidar dos nossos e de outros com alegria. Animar aqueles que estão próximos. Ser solidário com os pobres (nestes dias tem aumentado significativamente o número de necessitados).

Nos enche de orgulho ver o trabalho de nossas paróquias. Nossos padres buscaram novos recursos para que a Celebração da Eucaristia pudesse ser acompanhada pelo povo. A Caritas empenha-se em motivar e atender as famílias mais vulneráveis. Nossas pastorais e movimentos esforçam-se em se manter próximos do povo, mesmo que de forma virtual.

Essa é hora de darmos razões de nossa Esperança, razões de nossa Fé. Sabemos em quem cremos, em quem esperamos e o que devemos fazer. A presença eclesial em meio a pandemia é possível pela nossa oração e pelo nosso dízimo. Continue rezando e contribuindo em sua paróquia.

Autor(a): Valdemar da Silva | Coordenador diocesano da Pastoral do Dízimo