VII SIMPÓSIO CATEQUÉTICO DE DOIS IRMÃOS

Nossa Diocese está em festa, hoje celebramos o dia de São Luis Gonzaga!

A Igreja celebra no dia 21 de junho, a memória de São Luis Gonzaga, o santo padroeiro da juventude católica, o padroeiro de nossa catedral diocesana e de toda a nossa cidade. Luis nasceu a 09 de março de 1568, filho de Ferrante Gonzaga, marquês de Castiglione e irmão do Duque de Mântova.

Aos 5 anos de idade, o pequeno Luis já usava uma couraça, com escudo, capacete e cinturão com espada, marchando atrás do exército do pai. Foi enviado para Florença como pajem do grão-duque da Toscana. Ali mesmo, aos 10 anos de idade, Luis imprimiu em sua vida uma direção bem definida, assumindo a fé em Jesus Cristo.

Aos 12 anos, recebeu a primeira comunhão do Cardeal Carlos Borromeu, Arcebispo de Milão. Foi neste dia que Luis Gonzaga decidiu entrar na Companhia de Jesus. Mas, foram necessários mais dois anos para superar as resistências do pai, que o queria na carreira militar.

Mais tarde foi enviado para a Espanha, onde ele ficou ainda, por alguns anos, como pajem do Infante Dom Diego. Aproveitou Luis o tempo para estudar filosofia na Universidade de Alcalá. Foi lá que ele conheceu o livro escrito por seu Xará, Luis de Granada, Compêndio da vida espiritual.

Luís Gonzaga renunciou então aos títulos de nobreza e à herança paterna e, aos 16 anos, entrou no noviciado da Companhia de Jesus, na ocasião, sob a direção de São Roberto Belarmino. Ali ele esqueceu totalmente a sua origem de nobreza e escolheu para si as incumbências mais humildes, dedicando-se ao serviço dos doentes.

Em 1590, quando uma terrível epidemia atingiu a cidade de Roma, Luis foi cuidar dos doentes e contraiu a mesma peste, já que ele carregava os doentes para todos os lados. Luis morreu ainda seminarista, aos 23 anos, no dia por ele preconizado, a 21 de junho de 1591. Está sepultado na igreja de Santo Inácio, em Roma.

É apresentado como o “padroeiro da adolescência e da juventude”, o santo modelo dos jovens, pelo seu amor apaixonado em favor dos pobres e doentes. Facilmente se compreende porque os padres da Companhia de Jesus o escolheram para a nova capela que estava sendo construída no início do século XX, num bairro então chamado Novo Hamburgo.

Hoje é ele o padroeiro de nossa catedral, a matriz da cidade de Novo Hamburgo, a igreja mais importante de toda a nossa diocese. Certamente isto é um indicativo para todos nós.

Na abside central de nossa Catedral temos pinturas sobre a vida de São Luis. Nossa catedral é conhecida como a “Catedral de São Luis”. Isto faz com que nós tenhamos um compromisso muito especial com os jovens e mais ainda com os seminaristas. Nosso padroeiro queria ser padre, mas veio a falecer ainda como seminarista da Companhia de Jesus.

Em nossa catedral os jovens todos, mas de modo muito especial, os seminaristas são sempre muito bem vindos.

Queremos com eles evangelizar toda a nossa juventude, comunicando a todos eles a grande certeza do Cristo vivo e ressuscitado. A evangelização da juventude é hoje uma das prioridades de nossa pastoral.

Que São Luis Gonzaga nos ajude e interceda por nós!

Nosso Padroeiro São Luís Gonzaga, Rogai por nós!

Autor(a): PASCOM NH

Direitos da Imagem: Pascom NH