9ª edição do ‘Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos

Fonte: portal Vida e Família.

por Pastoral Familiar, 18 de julho de 2023.

No próximo domingo (23), a Igreja Católica em todo o Mundo celebra o 3º Dia Mundial dos Avós e Idosos. Neste ano, o tema será “A sua misericórdia se estende de geração em geração” (Lc 1,50)”. O tema expressa uma ligação com a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada em Lisboa, Portugal, entre os dias 1º e 6 de agosto de 2023.

Para não deixar a data passar em branco, a Pastoral Familiar sugere algumas ações para envolver toda a família nesta celebração. O objetivo é reconhecer a importância e o valor dos idosos na comunidade e nas famílias, não somente na questão de cuidados, mas como agentes missionários que através de suas orações suplicam pela Igreja, pelas famílias e pela sociedade. Publique nas redes sociais e compartilhe conosco por meio das hashtags: #conectandogeracoes ou #diamundialdosavos.

Ações práticas

• Fazer uma serenata em casas de repouso;
  • Dedicar um tempo para deixar a tecnologia de lado e converse mais com o vovô e a vovó;
  • Conversar com seus avós para conhecer as orações que eles fazem;
  • Perguntar se seus avós têm um lugar especial de oração;
  • Ir junto com os avós/idosos para participar da Santa Missa;
  • Abraçar demorado seus avós;
  • Fazer um momento especial de oração por seus avós/idosos;
  • Visitar um idoso (que não sejam seus avós
  • Ajudar seus avós com as tecnologias;
  • Conhecer a rotina dos seus avós;
  • Preparar o almoço de domingo com avós/idosos.

Dia Mundial dos Avós

Esta é a terceira vez que a Igreja Católica celebrará o Dia Mundial dos Avós. O Papa Francisco institui a comemoração em 2020, em meio à pandemia. O momento é celebrado sempre no último domingo de julho – próximo ao dia de Sant”Ana e São Joaquim, os avós de Jesus.

Por ocasião do Dia, o Santo Padre presidirá uma celebração eucarística na Basílica de São Pedro e convida paróquias, dioceses, associações e comunidades eclesiais de todo o mundo a celebrar a data em seu próprio contexto pastoral.

Visite o Portal Vida e Família, clicando aqui.

Autor(a): Pastoral Familair

Direitos da Imagem: PORTAL VIDA E FAMÍLIA