Dia da Independência do Brasil

Nos dias 20 a 23 de setembro, os Presbíteros da Diocese de Novo Hamburgo farão seu retiro anual, guiados por Dom Cleonir Paulo Dalbosco O.F.M. cap, atual Bispo da Diocese de Bagé. O retiro anual, além de ser uma obrigação canônica, é também uma oportunidade para o crescimento Espiritual dos Presbíteros e também reforçar a unidade com seu Bispo.

Para se fazer um retiro é necessário que haja disposições interiores, tais como, silêncio, meditação, oração pessoal e entrega para uma revisão de vida, que no caso dos Presbíteros diz respeito à renovação do compromisso ministerial assumido no dia da Ordenação Presbiteral. É uma experiência de renovação para que nós, ministros ordenados, sejamos mais semelhantes a Jesus Cristo, Bom Pastor.

Para nós, o retiro anual também é uma Graça da qual somos chamados a participar com ânimo generoso e coração aberto para acolher as mudanças que esse momento particular da humanidade nos impõe e nos projeta para um novo normal na rotina das Paróquias: vida Pastoral/Espiritual. Essas mudanças não somente afetam as estruturas paroquiais: afetam e afetarão muito ainda nós, os ministros ordenados. Ser um homem de Deus que fez e faz uma profunda experiência de encontro com Jesus Cristo (Estudo da CNBB – 104, n 178) e isso é o que a Igreja e os fieis esperam do Presbítero. Esta experiência de encontro com Jesus Cristo é a grande mística que sustenta nosso ministério.

De fato, somente quem vive em Jesus Cristo ( Gl 2,20), poderá ser um grande evangelizador. Os Presbíteros são chamados a estarem atentos à sua vida Espiritual. Um Presbítero segundo o coração de Cristo é servo de todos, por isso deve ter bem claro que sua vida interior deve estar em consonância com o Mestre que lava os pés dos discípulos e sobe o monte para encontrar-se em oração com o Pai.

Desejamos que o retiro anual seja uma experiência de renovação do ministério, de ação de Graças pelo chamado do Senhor que nos fez participantes de seu Sacerdócio. Convidamos a todos os fieis Católicos que rezem pelos padres e pelo bispo nestes dias, que a oração seja na intenção de que todos os padres renovem sua espiritualidade para ajudar a muitos irmãos e irmãs que buscam a Paróquia. Que estes desejos se realizem para todos os padres de nossa Igreja particular de Novo Hamburgo.

Pastoral Presbiteral.

Autor(a): Pastoral Presbiteral.