MISSA DO CRISMA: CELEBRAÇÃO DA COMUNHÃO E DA UNIDADE NA IGREJA

Os padres da Diocese de Novo Hamburgo, ontem (29), participaram do Encontro de Formação no Município de Dois Irmãos. O evento ocorreu no Centro de Pastoral da Paróquia São Miguel. Estiveram presentes os padres, o Bispo emérito, Dom Zeno Hastenteufel e o novo Bispo da Diocese, Dom João Francisco Salm.

No início da formação, o Bispo Dom João, deu as boas-vindas a todos, agradeceu os trabalhos realizados ao longo dos tempos pelos padres, diáconos e bispos que passaram pela diocese. “Eu venho para entrar no barco com vocês para remarmos juntos”. Em seguida, ele explicou da importância do Sínodo dos Bispos e por fim, incentivou todos os padres a continuarem seus trabalhos nas comunidades.

A Formação teve como tema: “Sinodalidade e a perspectiva pastoral do Sínodo dos Bispos de 2023”. O Assessor do encontro foi padre Rafael Martins Fernandes. Ele é orientador espiritual no Seminário Maior da Arquidiocese de Porto Alegre e professor colaborador de Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). O padre apresentou uma visão ampla sobre o tema da sinodalidade, suas implicações, transformações e benefícios que vão colaborar na caminhada de Evangelização nas Paróquias. É importante e fundamental deixarmos o Espirito Santo agir em nossas vidas para vivermos a sinodalidade em nossas comunidades, explica o assessor.

Autor(a): Padre Fábio Luís Galle | Pascom NH