XX Congresso da Pastoral Familiar do Regional Sul 3

Atividades desenvolvidas no ano de 2023 pela Cáritas/Assistência Social de nossa diocese

Realizaram as rodas de conversa com as agentes Cáritas com a temática: Campanha da Fraternidade “Fraternidade e Fome” – Lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).;

Os encontros foram realizados por área de pastoral ( Novo Hamburgo, São Leopoldo e Dois Irmãos). Realizamos amplo debate sobre o tema e buscar estratégias para o enfrentamento da fome e da Insegurança Alimentar Nutricional Sustentável. Os encontros realizados tinham como finalidade contribuir na sensibilização sobre as causas da fome, visto que, o acesso regular a uma alimentação adequada e com quantidade suficiente, tem se tornado um desafio cada vez mais presente na realidade da população brasileira. As Equipes de Cáritas Paróquias prestam a solidariedade, porém, urge a necessidade de trabalhar a promoção humana, a fim de que aos famílias possam garantir sua subsistência, ou seja, a melhora da qualidade de vida. “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância. (Jo.10,10)

Jesus viu uma grande multidão e se compadeceu dela (Mt 14,14). Estas são as atitudes que todos os discípulos, missionários, discípulas, missionárias são chamados a assumir, pois quando se vê a realidade na qual milhares de pessoas passam por fome, não existe a indiferença, mas a compaixão a exemplo de Jesus para com a grande multidão que estava com fome.

Autor(a): CÁRITAS NH