Em dia especial, os catequistas renovam seu compromisso com a missão evangelizadora

Texto: Padre Fábio Luis Galle – Pascom da Diocese de NH

No domingo (25), dia em que a Igreja celebrou a vocação dos leigos, aconteceu o encontro dos catequistas da Diocese de Novo Hamburgo. O evento marcou o dia dos catequistas, repleto por momentos intensos de reflexão e partilha. Em torno de 500 catequistas de todas as partes da diocese se reuniram no Centro de Eventos da Faccat para celebrar essa vocação tão especial. A iniciativa foi organizada pela Coordenação Diocesana de Catequese.

De acordo com o Assessor Diocesano de Catequese, padre Maicon Gräeff, o encontro foi um momento de grande enriquecimento para todos os participantes. “Foi um dia de muita convivência e partilha, onde os catequistas demonstraram grande entusiasmo e dedicação à sua missão. Trabalhamos o tema dos Vícios Capitais, à luz da Catequese do Papa Francisco, como um convite à reflexão e ao crescimento espiritual. É fundamental cuidar da pessoa do catequista, fortalecendo sua intimidade com Deus e promovendo a unidade da Diocese, para que possamos oferecer uma catequese de Iniciação à Vida Cristã cada vez mais eficaz e inspiradora.”

Os principais desafios da catequese são: a compreensão da proposta de uma catequese inspirada na vida cristã por parte de todo o clero, catequistas e comunidades; e a capacitação e formação contínuas de todos os envolvidos para que se adaptem a esse novo modelo catequético, enfatiza o sacerdote.

Padre Maicon deixa uma mensagem especial para todos os catequistas: “Muito obrigado pelo incansável trabalho de cada um de vocês! Por menor que seja a semente que plantamos, com a graça de Deus, os frutos serão infinitamente maiores. Vale a pena dedicarmos nossas vidas a espalhar o amor de Deus em nosso mundo. Agradeço de coração a todos.”

Ao final da festividade, celebrou-se a Missa de Envio, presidida por Dom João Francisco Salm, Bispo Diocesano de Novo Hamburgo, e concelebrada por diversos sacerdotes.

Testemunhos dos Participantes

Denise Kuhn – Paróquia São Miguel – Dois Irmãos

“Foi ótimo encontrarmo-nos! Para além da formação, sendo fundamental, acredito que precisamos cultivar uma cultura de alegria e celebração na nossa comunidade. Afinal, como Jesus nos mostrou, a fé se manifesta também na festa e na convivência. Ser catequista, é ser comunidade, missionário da alegria e do amor! É estar a serviço de uma Igreja em saída. É anunciar um Deus que ama, misericordioso, Deus conosco. É ser Igreja, povo de Deus”

Neiva Junghton – Paróquia Senhor Bom Jesus – Taquara

“O encontro foi muito bom. Todos os momentos foram importantes, especialmente a formação ministrada pelo padre Maicon. Ser catequista é uma das oportunidades de colocarmos em prática a missão que recebemos por ocasião do nosso batismo. Poder levar o evangelho a muitas pessoas. É uma graça especial que jamais vamos nos cansar de agradecer”.

Sara Eduarda Kinob – Paróquia Nossa Senhora da Piedade – Novo Hamburgo.

“O encontro foi super legal, uma experiência incrível para entendermos mais sobre temas que muitas vezes não aprofundamos, por achar que já sabemos. Gostei do evento todo, mas o que mais chamou a atenção foi o teatro, que foi um resumo de tudo o que nos foi transmitido”.

“Ser catequista é um ato de amor a Deus e ao próximo. Vai muito além de ensinar a fé com palavras, é mostrar a fé com atos”.

Ana Carolina  Kranz Fontoura – Paróquia Nossa Senhora da Piedade -Novo Hamburgo.

“O encontro foi bom, sempre podemos crescer com temas bem explicados e de uma realidade diferente da nossa paróquia.  O que mais gostei foi do aprofundamento do tema dos pecados capitais”.

“Ser catequista é poder dar um pouco de alegria e do amor de Deus para as crianças que muitas vezes, encontram dificuldades em vivenciá-las nos seus lares. É ver o sorrido no rosto dos pequenos”.

Ana Paula Limberger – Sagrado Coração de Jesus – Sapiranga

“Todos os momentos do encontro foram especiais, desde o início do dia com a adoração ao Santíssimo Sacramento até o encerramento com a Santa Missa.  A formação com o padre Maicon, nos ajudou a entender melhor sobre o tema dos pecados capitais. Precisamos cada vez mais buscar conhecimento para poder transmitir para as crianças e dar testemunho de vida”.

“Ser catequista é ajudar a levar as almas para o céu. Transmitindo o amor de Deus e ensinando as crianças a amá-lo cada vez mais intensamente”.

Rafaela Mariane Pretto – Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Riozinho

O encontro foi muito especial. É muito bom estar com pessoas que lutam pelo mesmo objetivo: a evangelização das crianças e jovens da nossa Diocese. Foi um momento de encontrar amigos e também criar novos laços de amizade, afinal, estamos juntos trilhando o mesmo caminho. O que mais gostei no encontro foram as homenagens a nós, catequistas. Ver no telão rostinhos familiares, de crianças que já estiveram na minha lista de catequizandos, encheu-me de orgulho. Orgulho em ver que, com a ajuda de Deus, fiz um bom trabalho e hoje continuam seguindo os ensinamentos que passei a eles. Foi gratificante! Ser catequista é uma grande responsabilidade. Costumo dizer que, na maioria das vezes, recebemos as crianças como folhas em branco, e cabe aos catequistas escrever o início desta linda história de fé e oração. Se doar para este fim até pode ser cansativo, mas é um cansaço que se torna insignificante ao começar a colher os frutos das sementes que plantamos nos corações dos nossos pequenos. Ser catequista é saber conviver com um misto de emoções, mas com certeza a maior delas é a alegria!