Ampliada prepara o 16° Encontro Estadual de CEBs na Diocese de Novo Hamburgo

A diocese de Novo Hamburgo, sediará o 16° Encontro Estadual de Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). O evento ocorre nos dias 19 a 21 de abril de 2024. O tema será: “CEBs, migrantes de ontem e de hoje: os desafios de justiça e da amizade social”. Com a inspiração no texto bíblico de Isaias (54,2): “Alarga o espaço da tua Tenda!”.

Para preparar esse encontro haverá uma ampliada nos dias 3 a 4 de fevereiro. De acordo com um dos articuladores do encontro, o padre Edson André Thomassim, a ampliada terá a seguinte programação: no sábado (3), na parte da manhã, no salão nobre da Catedral São Luiz Gonzaga, haverá um encontro de formação a respeito da Campanha da Fraternidade de 2024.

Depois, os participantes irão se deslocar para o salão da Paróquia São João Batista em São Leopoldo. Logo após o almoço, haverá uma apresentação do Hino do 16º Encontro Estadual de CEBs, será apresentado também o texto base e as camisetas do encontro, explica o sacerdote. Ele também cita que haverá uma reflexão em torno dos textos para facilitar o conhecimento e a motivação do 16° encontro na Diocese.

Ainda conforme a agenda, serão escolhidos dois grupos de trabalho: o primeiro ficará encarregado com a animação, a liturgia e a ornamentação. Já o segundo, ficará responsável pela secretaria, metodologia e infra- estrutura. Em seguida, haverá uma plenária, partilha e os encaminhamentos das inscrições para os participantes. O encerramento do dia será com a missa às 19h, e depois a janta. Em seguida, os participantes irão dormir nas casas das famílias.

E no domingo (4), de manhã, haverá alguns encaminhamentos: confecção de uma rifa, outras formas de captar recursos para o encontro, venda de camisetas e por fim, a formulação da lista dos convidados e participantes do encontro. Na oportunidade, haverá um espaço para os representantes do regional darem um testemunho da participação deles na Ampliada Nacional que ocorreu nos dias 25 a 28 de janeiro de 2024, em Cuiabá – Mato Grosso. Os que representaram o regional foram: Diego Noda (Diocese de Rio Grande); Elza Malgaski (Diocese de NH) e a assessora Maria Neli (Diocese Caxias do Sul), a ampliada finaliza com o almoço, enfatiza o Padre Edson. Além dessa ampliada presencial, haverá uma outra virtual.