Assembleia anual do clero

Na manhã do dia 18 de agosto, após a Missa das 8h, na Matriz, ocorreu no salão paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças do Bairro Feitoria, em São Leopoldo, o “Dia do Dizimista”. Foi um encontro com todos os dizimistas, onde foi apresentado um balanço financeiro e social, elencando os gastos e obrigações mensais da paróquia. Para isso a Pastoral do Dízimo e o pároco Pe. Filipe, realizaram a apresentação da situação financeira com médias mensais de receita e despesas, esclarecendo as dimensões do dízimo, e onde ele é empregado na paróquia e o que exatamente compreende cada dimensão. Realizou-se também, uma pesquisa com todos os participantes sobre os serviços prestados pela paróquia, e comunidades, questões estruturais, litúrgicas, animação, entre outros. O objetivo desta pesquisa foi saber a opinião referentes as prioridades, por parte dos dizimistas, ajudar o Padre e o Conselho Econômico a fazer o planejamento das necessidades levantadas. Esta iniciativa nunca tinha sido realizada em nossa paróquia e o resultado foi muito positivo como nos relata o casal Alcir e Maria: “Muito esclarecedor mesmo, nenhum Padre fez isso para gente”. Conforme a dizimista Eliane, “Foi muito bom o Padre ter colocado para comunidade, porque assim a gente fica mais a parte da situação, a gente as vezes acha que pode estar tudo bem”. Este momento foi esclarecedor para que os dizimistas soubessem para que serve a devolução do dízimo. Dona Eliane coloca também que os participantes acabaram saindo mais conscientizados: “O pessoal está mais conscientizado agora, e a gente, dentro das possibilidades podemos ajudar um pouco mais”. Os dizimistas foram acolhidos com um belo café da manhã, com doces e salgados, que foram doados por dizimistas para fazer está linda confraternização. Este evento motivou a pastoral do dízimo paroquial a promover o segundo Dia do Dizimista, que será realizado no dia 15 de dezembro. Depois da missa das 8h, na matriz, os dizimistas terão uma segunda oportunidade para se encontrarem, confraternizarem, pensarem juntos as melhores soluções e projetos para a paróquia. Neste dia também será apresentado o resultado da pesquisa realizada no primeiro encontro. Todos os dizimistas da Paróquia são convidados a participar. A Paróquia Nossa Senhora das Graças se encontra na Avenida Feitoria n. 5490, no bairro Feitoria em São Leopoldo e seu pároco é o padre Filipe Mirapalheta.

Autor(a): Renan Felipe Orlandini | Fotos: Pascom Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças/ Feitoria – SL

Direitos da Imagem: Pascom NH