Dom Carlos José Boaventura Kloppenburg

Naturalidade: Molbergen, Alemanha
Ordenação Presbiteral: 21/12/1946
Ordenação Episcopal: 01/08/1982
Lema Episcopal: SUB UMBRIS FIDELITER (Com fidelidade sob as sombras)
Nomeação para Diocese de Novo Hamburgo: 08/08/1986
Falecimento: 08/05/2009

Karl Josef Kloppenburg nasceu, de fato, em 1º de novembro de 1919, como sua mãe sempre dizia e promovia a festinha de seu aniversário. Para tirar a dúvida, há pouco tempo foi ver o registro no próprio livro de batizado, constatando que sua mãe tinha razão. Mas, seu registro de nascimento dá a data de 2 de novembro. Tinha apenas 4 anos e meio de idade, ao vir para o Brasil. Apesar de viverem numa casa de alvenaria de boa qualidade, próxima ao núcleo urbano, com razoável estrutura para uma economia de subsistência rural, o espaço físico, no entanto, ficava cada vez mais apertado, na medida em que os 10 filhos cresciam. No zona colonial gaúcha não havia terras disponíveis, com preço acessível. Áreas acidentadas e com florestas não lhe interessavam. Retornar à Alemanha, ir para a Argentina ou Canadá não estava mais nos seus planos. Tinha conhecimento de áreas na zona de fronteira, terras mais planas para uma agricultura mecanizada. Em 1929, chegou-lhe às mãos o livro de Franz Krenzinger, Vom Urwald zum Kamp (Das matas para o campo), baseado na obra A Cultura dos Campos, de Joaquim Francisco de Assis Brasil. O notável político e pecuarista Assis Brasil condenava a colonização das matas estimulada pelo governo. Propagava a transformação do campo bruto da campanha em colônias agrícolas. Nova decisão de migrar foi tomada. A propriedade em Rolante foi vendida em 4-7-1932 e a família mudou-se para Rio Negro, Bagé, hoje município novo de Hulha Negra. A primeira moradia foi um galpão rústico, de chão batido. Com a venda dos primeiros produtos, a família Kloppenburg construiu uma bela casa de madeira, com galpões e estrebarias para o gado leiteiro, suínos e aves. O que não era nada comum na zona rural da fronteira, jardins, pomar e arborização davam à morada um aspecto de aconchego, saúde e prosperidade

Biografia

Cursou os ensinos básico e fundamental na cidade de Rolante, no Rio Grande do Sul. Completou o ensino médio no Seminário Menor de São Leopoldo em 1936 e 1937, e em Santa Maria, nos anos 1938 e 1939. Fez o curso de filosofia no Seminário Central de São Leopoldo, de 1940 a 1942; a teologia, no Convento Franciscano, na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, de 1943 a 1947.

Foi ordenado sacerdote na cidade de Bagé, no Rio Grande do Sul, aos 21 de dezembro de 1946. Fez especialização em Teologia Dogmática no Instituto Antonianum, em Roma, no ano de 1947 a 1950, depois fez o doutorado no mesmo instituto.

Foi professor de Teologia Dogmática em Petrópolis, de 1951 a 1971; em Porto Alegre em 1972, Roma em 1973, Medellín em 1974 a 1982; redator da Revista Eclesiástica Brasileira, de 1951 a 1972; reitor do Instituto Teológico-Pastoral do CELAM, em Medellín, de 1973 a 1982; Prefeito de Estudos em Petrópolis, de 1952 a 1960; Perito na Comissão Teológica do Concílio Vaticano II; Membro da Pontifícia Comissão Teológica Internacional, de 1975 a 1990; Perito nas Conferências Gerais do Episcopado Latino-americano no Rio de Janeiro em 1955, Medellín em 1968 e Puebla em 1979. Foi nomeado pelo Papa João Paulo II, Bispo Titular de Vulturaria e Auxiliar da Arquidiocese de Salvador, na Bahia, e ordenado a 1 de agosto de 1982, na cidade de Rolante, escolheu como lema de vida episcopal: Sub Umbris Fideliter.

No dia 8 de agosto de 1986, foi nomeado bispo para Diocese de Novo Hamburgo. No dia 22 de novembro de 1995 teve sua renúncia aceita pelo Papa João Paulo II, por limite de idade.

Proximidade com os Papas: Frei Boaventura conheceu e foi amigo dos Papas Pio XII, Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI, tendo grande proximidade com esses dois últimos. Sua cooperação e amizade com o então Cardeal Ratzinger são citadas na biografia “Pope Benedict XVI”, de John L. Allen.

Faleceu em Novo Hamburgo no dia 08 de maio de 2009 com 89 anos.

Visite também...