Congresso Estadual de Teologia reúne especialistas e estudiosos na Fapas

Entre os dias 21 e 24 de outubro, a Faculdade Palotina de Santa Maria (Fapas) sediou o Congresso Estadual de Teologia, um evento que acontece a cada dois anos e reúne as instituições de Ensino Superior em Teologia do Rio Grande do Sul. Com o tema “Luzes à Teologia e à Pastoral a partir das Constituições do Vaticano II”, o congresso atraiu participantes de diversas localidades em busca de reflexão e aprendizado.

Na abertura do evento, Jadir Zaro , Diretor da Fapas, destacou a importância em sediar o congresso, afirmando: “é uma satisfação a Fapas estar participando e sediando este congresso de teologia, visto a relevância do curso de Teologia para a instituição, onde se possibilita o diálogo aberto. Isso aproxima professores, acadêmicos e instituições.” Também, enfatizou o valor da educação e da reflexão acadêmica, ressaltando que são essenciais para enfrentar os desafios sociais e ações desumanas presentes na sociedade. “Desde os primeiros pensadores vinculados à filosofia, se buscam respostas para a realização pessoal, o sentido da vida e a felicidade. A teologia amplia a percepção humana, mostrando dimensões que ultrapassam o visível e o sentido do ser humano”.

A programação incluiu celebrações eucarísticas, apresentações de trabalhos acadêmicos e conferências ministradas por renomados teólogos. Entre os destaques, estiveram Jorge Costa Doat, o Pe. Vitor Galdino Feller, a Profª Maria Cristina Padilha e o Frei Luiz Carlos Susin.

O evento encerrou com a votação que ecolheu a  Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), em Porto Alegre, como a próxima sede do Congresso Estadual de Teologia, a ser realizado em 2026.

Após, os participantes se dirigiram ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Medianeira, onde ocorreu uma celebração eucarística conduzida por Dom Leomar Antônio Brustolin, Arcebispo de Santa Maria, reforçando o compromisso da comunidade teológica com os ensinamentos do Vaticano II.

Tags

Leia também...