O Advento é o tempo da grande esperança. Deus envia seu Filho ao mundo para resgatar a dignidade humana e para proclamar o Reino que a todos acolhe. Cristo: a maior esperança, que celebra nossas alegrias, conforta nossas angústias e caminha ao nosso lado. Este é o tema do Subsídio de Natal do Regional Sul 3 em 2024.
No Rio Grande do Sul, muitos são os sinais de esperança e de acalento por pessoas cujo coração foi tocado em razão das inundações, neste ano que está chegando ao final. Graças à generosidade e ao compromisso com o próximo, muitos irmãos e irmãs foram abraçados e abraçadas não apenas com ajuda material, mas – sobretudo – com o amor que não exige nada em troca, à exemplo de Jesus que nos amou até o fim.
Este subsídio reflete e reza sobre a esperança bíblica, capaz de nos inspirar quando o cansaço e o desânimo parecem reter nossos passos. Na companhia de homens e mulheres que creram e por isso esperaram, todos somos chamados a rever nosso estilo de vida, superando os desafios e acendendo luzes que clareiam os caminhos.
Levar, alimentar, fortalecer e viver a esperança
O material é composto de três peças: um cartaz para as comunidades, o símbolo para porta das casas no formato do mapa do Rio Grande do Sul e o Subsídio para celebração do Advento.
O livreto propõe às famílias e comunidades quatro encontros celebrativos, unindo os temas preparatórios para o Jubileu e a realidade gaúcha das enchentes:
1º Encontro: Levantar e levar a esperança – Visita de Maria a Isabel
2º Encontro: Alimentar a esperança na oração – Jesus ensina a rezar o Pai-Nosso
3º Encontro: Fortalecer a esperança na comunidade – Bem-aventuranças
4º Encontro: Viver a esperança na solidariedade – Bom Samaritano
Texto: CNBB Sul 3