Encontro Geral do Clero da Diocese de Novo Hamburgo

Durante a celebração da Quarta-feira de Cinzas, realizada na Catedral Diocesana, Dom Zeno anunciou a criação da comissão de Ouvidoria Canônica.

O bispo diocesano, explicou que a criação desta comissão atende a um pedido do Papa Francisco feito no documento Motu Proprio Vos estis lux mundi, bem como o desejo da Diocese em lidar com transparência na análise e tratamento de possíveis casos de abuso sexual por parte de clérigos, religiosos ou mesmo leigos com atuação dentro da Igreja, sobretudo contra crianças e adultos em situação de vulnerabilidade.
O trabalho da comissão de ouvidoria canônica foi explicado pelo chanceler da Diocese, padre Eurípedes, e este deverá ser amplamente divulgado por toda a diocese conforme solicitação do Bispo. Este trabalho consiste no recebimento de denúncias e logo após a prestação de apoio de tutela, acompanhamento e auxílio às vítimas bem como a seus familiares, de forma a buscar elucidar as informações do possível fato ocorrido e para que possam ser encaminhadas as devidas ações legais na esfera canônica e civil.
Dom Zeno salientou que a criação da comissão é uma forte ação para o combate de “um mal pelo qual a Igreja vem sendo atacada e que precisa ser banido”, e disse ainda o bispo, que considera ser um momento marcante para a Diocese a criação dessa comissão no momento dos 40 anos da sua fundação e que pede a Deus que a ouvidoria “não precise ser utilizada.” Ao final da celebração foi lido o decreto de criação da comissão bem como dada posse aos seus membros, Padre Alex Graminho Boardman, Monsenhor Valnei Armesto, Padre Eurípedes F. do Nascimento e os leigos Sr Pedro Gilberto Brand e Sra Milena Pereira Guarese que são advogados, Sra Rosherie Metzger Peres assistente social e Sra Marina Lunardelli psicóloga.
A ouvidoria canônica tem sede junto a Curia Diocesana e inicia suas atividades no momento da publicação do decreto.

Autor(a): Pascom Diocesana Arthur S. Gonçalves | Fotos Jéssica Glück