Entrevista com o Bispo Emérito da Diocese de Livramento de Nossa Senhora – BA, Dom Armando Bucciol

DIA DA SOLIDARIEDADE

A Pastoral Carcerária, vigilante na missão evangelizadora na realidade dos Cárceres, cumprindo o mandato de Jesus Cristo que disse “estive preso e vieste me visitar”, também está atenta ao mandato “Eu vim para que todos tenham vida plenamente”. Sabemos que certas narrativas sociais, e até dentro da Igreja, carregam preconceitos contra homens e mulheres que estão num tempo de suas vidas em privação de liberdade. Mas a verdade é que estas pessoas são filhos, pais, filhas, mães, irmãs e irmãos de todas as nossas cidades, dos territórios de nossas paróquias. Conhecidos ou não, são pessoas com histórias concretas, inseridos dentro de estruturas do estado que em sua grande maioria não possuem as condições mínimas para viver com dignidade. E se estendermos a realidade carcerária para as consequências de suas famílias as vulnerabilidades são ainda maiores.

Por isso, a equipe da Pastoral Carcerária da Diocese de Novo Hamburgo, em seu planejamento, assumir a proposta do dia da solidariedade proposto para os dias em torno do dia 2 de outubro. E gostaríamos de pedir à Igreja como um todo, com a anuência de nosso bispo Diocesano e da Coordenação Diocesana de Pastoral, para aprimorarmos a ação de solidariedade em todas as paróquias das Diocese. Podem assim instituir o dia da Solidariedade.

OBJETIBO GERAL: Estabelecer na Diocese de Novo Hamburgo o dia da Solidariedade

OJETIVOS ESPECÍFICOS:

– Coleta de Gêneros de limpeza e Higiene;

– Refletir sobre a vida dos Irmãos e Irmãs privados de liberdade nas áreas de abrangência da Diocese de Novo Hamburgo;

– Fazer memória ao massacre de Carandiru

O QUE?

POR QUE?

QUANDO?

Responsáveis?

ONDE?

COMO?

Promover uma ação Diocesana de solidariedade em prol das pessoas Privadas de Liberdade com uma campanha de arrecadação de material de limpeza e higiene

Há uma deficiência de fornecimentos destes materiais às pessoas que cumprem pena nas casas de detenção na área de abrangência da Diocese

Seguidamente os Assistentes Sociais/ Psicólogo ligam para os agentes da PCR pedindo doações

Sempre no primeiro domingo de outubro

Bispo Diocesano, Coordenador Diocesano de Pastoral; Párocos e

Coordenação Diocesana de PCR

Em todas as paróquias da Diocese

Divulgar os eventos nas missas que antecedem esta data;

Fazer coletas nas celebrações em todas as paróquias da Diocese;

Repassar os materiais à PCR

Autor(a): PASTORAL CARCERÁRIA NH