jdj 2022

Os Bispos do Rio Grande do Sul, desde o dia 2 de maio, estão realizando a “Visita Ad Limina”, que é um período em que os bispos vão até o Vaticano para levar todos os relatórios das atividades que a Igreja realiza. Essa visita é marcada com encontros, reuniões com os diversos setores do Vaticano (Dicastérios, Congregações, Conselhos Pontifícios e Comissões). Os bispos apresentam todo o trabalho missionário que é realizado em suas Dioceses.
Ontem (5), os bispos gaúchos tiveram uma audiência com o Papa Francisco. Nesse encontro participaram o Bispo da Diocese de Novo Hamburgo, Dom João Francisco Salm e o Bispo Emérito Dom Zeno Hasntenteufel.
De acordo com o Bispo Emérito de Novo Hamburgo, Dom Zeno Hastenteufel, “o encontro foi marcado pela proximidade e familiaridade do papa com os bispos. Foi uma conversa muito amiga, nós bispos nos sentimos em casa.
O Santo Padre pediu aos bispos que intensificassem seus trabalhos, mostrando o lado Divino de Deus, que se colocassem a disposição para trabalhar e construir o Reino de Deus. Foi um momento de muita cordialidade, alegria e emoção, comenta o bispo Emérito.
Segundo o Bispo Diocesano Dom João, o encontro durou em torno de duas horas, foi muito fraterno e sem formalidades. O Papa Francisco nos deixou livres para perguntar, comentar e fazer observações sem medo de errar; e que era muito importante estar próximo dos bispos. Na verdade, ele se faz próximo de todo mundo, destaca o bispo.
No encontro, o Bispo de Roma colocou a sua visão a respeito das guerras – guerra na Ucrânia. Comentou sobre o Sínodo, os Movimentos populares, os jovens, a família, a formação, o ministério dos padres e os radicalismos. Ele também disse que Deus lhe deu espirito de humor, coisa que ajuda muito a viver com alegria, mesmo em meio as grandes preocupações, relata Dom João. O Papa, lembrou que quando ainda trabalhava na Argentina, ele passou em Caxias do Sul e São Leopoldo, em visita ao túmulo do Padre Reus.
Para o Bispo de Novo Hamburgo foi um encontro marcado pela presença de Deus. Falamos com ele sobre nossas dificuldades, apreensões e esperança. O Papa Francisco, abençoou nossa Diocese e agradeceu muito.

Autor(a): Padre Fábio Luís Galle | Pascom NH