Mensagem do Papa Francisco para o dia Mundial das Missões

A mensagem do Papa Francisco para o 98º Dia Mundial das Missões, celebrado em 2024, traz uma reflexão profunda sobre o papel da Igreja e de cada cristão na missão de evangelizar e testemunhar o Evangelho. Com o tema central “Corações ardentes, pés a caminho”, inspirado nos discípulos de Emaús, o Papa convida a redescobrir a alegria do encontro com Cristo ressuscitado e o entusiasmo em partilhar essa experiência com o mundo.

Francisco enfatiza que a missão nasce de corações transformados pela presença viva de Cristo e que, assim como os discípulos de Emaús, devemos estar dispostos a percorrer novos caminhos para anunciar o amor de Deus. Ele recorda que a missão da Igreja não é opcional, mas uma resposta ao mandato de Jesus: “Ide e fazei discípulos de todas as nações” (Mt 28,19). Nesse sentido, o Papa incentiva cada batizado a assumir seu compromisso missionário, seja em sua própria realidade local ou além-fronteiras, com criatividade e coragem.

O Papa também sublinha a importância de uma “Igreja em saída”, que ultrapassa as barreiras do medo e da comodidade, sendo sinal de esperança para aqueles que sofrem, os marginalizados e os que ainda não conhecem a mensagem do Evangelho. Ele ressalta o valor da solidariedade, lembrando que a missão deve ser sustentada pela oração, apoio material e espiritual, para que o anúncio de Cristo possa alcançar todas as periferias do mundo.

A mensagem de 2024, portanto, é um convite a reacender o zelo missionário e a caminhar juntos, com corações ardentes, levando a luz de Cristo aos confins da terra. O Papa Francisco nos desafia a sermos testemunhas vivas da ressurreição, levando a esperança e a alegria do Evangelho a todos, especialmente aos mais necessitados.

“Ide e convidai a todos para o banquete” é o tema da mensagem do Papa Francisco para o 98° Dia Mundial das Missões que será celebrado em 20 de outubro deste ano.