O MINISTÉRIO EPISCOPAL

A Igreja Matriz de Santa Joana de Chantal, em Joaneta, totalmente reformada nos anos 2009 e 2010, ainda pelo saudoso Pe. Ilmo Schütz, já falecido, estava novamente precisando uma nova pintura externa.

Um certo dia, o Pe. André Dapper foi atender um enfermo, o senhor Leonilo Ott. Na oportunidade, ele perguntou ao padre por que a Igreja ainda não estava pintada, se a paróquia tinha condições ou não para realizar a reforma, já que a Igreja estava precisando de uma restauração. O padre respondeu que, no momento a comunidade não tinha recursos para realizar a obra.

Em 2017, o paroquiano Leonilo que sempre perguntava ao padre André a respeito da reforma da Igreja, faleceu. Ele era um homem simples, humilde, religioso e trabalhou por muitos anos numa fábrica de calçados. Durante anos ele economizou uma parte de seu salário depositando no banco. Antes de falecer, ele conversou com os seus irmãos Harry Ott e Maria Ott, a respeito do seu grande desejo de doar suas economias para restaurar a Casa de Deus. Depois do falecimento do Senhor Leonilo, os seus irmãos realizaram esse último desejo de Leonilo, doando os recursos para a restauração da Igreja Matriz.

Vale a pena passar por Joaneta e ver que linda ficou a Igreja, graças a um paroquiano, que ao falecer deixou este legado. Um gesto maravilhoso de fé e amor à sua comunidade, e que merece o nosso registro. Temos a convicção, que lá da eternidade, este homem está louvando a Deus, com o embelezamento da Casa do Senhor! Que Deus e o exemplo deste homem nos ajude e inspire à termos gestos de caridade e zelo pela Casa de Deus. Obrigado, Senhor Leonilo Ott.

Autor(a): Dom Zeno Hastenteufel – Bispo Diocesano de NH