Oração, esmola e jejum

Aquilo que a Igreja crê, ela celebra.

Aqui estão as datas que marcam os próximos dois tempos litúrgicos que viveremos: a quaresma e a semana santa. O primeiro, tempo de preparação e purificação para vivermos bem o segundo, a celebração de nossa Salvação pela paixão, morte e ressurreição de Cristo.

A Quaresma é um período de quarenta dias dedicados à abstinência de alimentos, visando fortalecer os cristãos para bem celebrarem a santa Páscoa. Inicia-se na Quarta-feira de Cinzas, prolongando-se até a Quinta-feira Santa, antes da Missa na Ceia do Senhor. Trata-se de um tempo privilegiado de conversão, combate espiritual, jejum e escuta da Palavra de Deus.

Participe em sua paróquia.

A partir de hoje, os cantos da santa missa devem ser mudados para cantos quaresmais. Na quaresma, reina o silêncio, a contrição, letras que nos levem a olhar para a vida e transformá-la de fato. Ficam guardados para depois os cantos festivos, que explicitem a ressurreição, que levem às palmas e as exaltações. Se você toca na missa, fale com os padres de sua paróquia em busca de formação e orientação. Os cantos são partes consonantes da missa, não podem dizer o contrário da liturgia na letra, no ritmo, ou na forma em que são cantados.

Autor(a): PASCOM NH

Direitos da Imagem: Pascom NH