Para onde vai a Coleta da Solidariedade?

No próximo domingo, em toda a Igreja no Brasil, será realizada a Coleta da Solidariedade, promovida anualmente junto à Campanha da Fraternidade, que neste ano tem por tema: Fraternidade e Amizade Social, e traz o lema: “Vós sois todos irmãos”, e pode surgir nas nossas mentes a dúvida sobre a aplicação dos valores arrecadados.

Todos os anos, os recursos arrecadados são enviados a dois destinos: 60% do total doado vai para o Fundo Diocesano de Solidariedade, e 40% o Fundo Nacional de Solidariedade. Ou seja, sessenta por cento de todo o valor arrecado é aplicado em obras na nossa própria diocese e o restante enviado à CNBB para destinação de obras em todos os lugares, de acordo com a análise de projetos comprometidos com a solidariedade em todo o território nacional.

“Existe uma “fake News” sendo espalhada que se deve “boicotar” a Coleta da Campanha da Fraternidade porque esta seria instrumentalizada politicamente. Isto é uma grande mentira! O FNS – Fundo Nacional de Solidariedade – abre chamamento público e auditável para serem contemplados projetos que efetivamente são voltados para as pessoas mais vulneráveis e necessitadas. Toda a destinação da coleta – ou seja – os 40 por cento que são enviados para a CNBB – são de maneira correta, séria e ética aplicadas em projetos que realmente trazem dignidade aos mais vulneráveis.” Assim disse Dom Anuar Battisti, arcebispo emérito de Maringá (PR), em texto publicado no site da CNBB, nesta semana.

Abaixo, o leitor pode verificar as paróquias, valores e finalidade da destinação do Fundo Diocesano de Solidariedade em nossa diocese. Veja quantos benefícios foram feitos com a aplicação da doação de tantos paroquianos de todas as nossas comunidades no ano de 2023.

Elaborada pelo ecônomo diocesano, Pe. Everson Lino Rodrigues, em março de 2024.

Da mesma forma, existe a prestação de contas do Fundo Nacional de Solidariedade, no site do FNS, que pode ser acessado clicando aqui, e acessando a aba “transparência”no topo da página. A prestação de contas apresenta cada projeto e cada entidade ou paróquia que recebeu, juntamente com o valor, desde 2015 até o ano passado.

É importante para o cristão lembrar que a caridade faz parte do ensino principal de Jesus que diz que seremos reconhecidos justamente pelo amor. Dispor do que temos, somando o pouco e o muito que podemos doar, faz a diferença na vida daqueles que mais precisam, filhos de Deus espalhados pelo nosso país, que precisam de nossa ajuda e nosso testemunho.

A coleta da solidariedade acontece, neste ano, no próximo fim de semana, 23 e 24 de março, em todas as comunidades do Brasil. Contribua e seja parte desta ação transformadora que testemunha ao mundo o poder da caridade.