Em dezembro de 1673, nascia diante de uma santa religiosa da Ordem da Visitação, uma das maiores devoções da Igreja: a devoção ao Sagrado Coração de Jesus.
Durante uma exposição do Santíssimo Sacramento, Santa Margarida Maria Alacoque recebeu a visão de Nosso Senhor, revelando-lhe Seu Sagrado Coração, mostrando-o chagado pelos pecados e indiferença da humanidade.
Jesus pronunciou à santa vidente as seguintes palavras:
“Eis o coração que tanto tem amado os homens e em recompensa não recebe da maior parte deles, senão ingratidões pelas irreverências e sacrilégios, friezas e desprezos que tem por mim nesse sacramento do Amor.”
E continuou dizendo:
“Prometo-te pela minha excessiva misericórdia, a todos que comungarem nas primeiras sextas de nove meses consecutivos, a graça da penitência final. Estes não morrerão em minha inimizade, nem sem receberem os sacramentos. O meu Sagrado Coração lhes será refúgio seguro nessa última hora.”
Desde então, cresceu e se difundiu no mundo inteiro a santa devoção que consiste em desagravar o coração de Jesus, e buscar as doze promessas feitas por Ele a quem a praticar. São elas:
- Todas as graças necessárias ao seu estado de vida.
- A paz nas famílias.
- A benção aos lares onde for exposta e honrada a imagem do Sagrado Coração.
- Consolo em todas as dificuldades.
- Ser Jesus mesmo o refúgio do fiel durante a vida, e em especial durante a morte.
- Derramamento de bênçãos abundantes sobre os empreendimentos do devoto.
- Os pecadores encontrarão no Seu Sagrado Coração uma fonte e um oceano sem fim de misericórdia.
- As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas.
- As almas fervorosas ascenderão rapidamente a um estado de grande perfeição.
- Os sacerdotes receberão o poder de tocar nos corações mais empedernidos.
- Aqueles que propagarem esta devoção terão os seus nomes escritos no Sagrado Coração de Jesus e dele nunca serão apagados.
E, por fim, pronunciou a grande promessa, dizendo:
- Prometo-vos, no excesso da misericórdia do meu Coração, que o meu Amor Todo Poderoso, concederá, a todos aqueles que comungarem na primeira sexta-feira de nove meses seguidos, a graça da penitência final; não morrerão no meu desagrado, nem sem receberem os Sacramentos. O meu divino Coração será o seu refúgio de salvação nesse derradeiro momento.
Nossa diocese celebra o Sagrado Coração em várias paróquias, mas algumas em especial festejam por terem o Sagrado Coração de Jesus como seu título.
Em Sapiranga, no bairro centro, Pe. Rafael Staudt celebra o título paroquial com seus paroquianos. Diz ele, sobre a devoção e a festa:
“Com grande júbilo nossa paróquia celebra a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus
É uma alegria ver a igreja tão participativa, as comunidades presentes. Podemos presenciar as comunidades numa demonstração de irmandade, que caminham juntas dentro deste Coração maravilhoso de Nosso Senhor Jesus Cristo. Alegria também em poder está trabalhando nesta paróquia tendo assim uma oportunidade única de viver em minha vida e na vida da comunidade as 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus”
No bairro Santo Afonso, a comunidade se alegra com a semana do Sagrado Coração, que consiste no tríduo realizado durante a semana, e a grande celebração solene no dia 16, sexta-feira, dia da devoção. Padre Cléber Rodrigues, o pároco, tem se alegrado com a solenidade junto a seu povo.
“A devoção ao Sagrado Coração trata-se de consolar o Cristo pelos pecados terríveis que temos visto acontecer no decorrer dos séculos. Enquanto o povo fixa seus olhos na imagem do Coração santo de Jesus, olha também para sua vida e consciência e deseja ardentemente amar mais este coração, e consolar Jesus com uma vida Santa, livre dos pecados que estragam também os seus corações, quando distantes de Deus.”
A comunidade do bairro Santo Afonso celebra ainda no domingo, dia 18, o almoço com baile junto ao seu povo e convidados.
Em Estância Velha, a alegria não é diferente. Pe. Alex Boardman, pároco, descreve como vê a devoção:
“A prática de piedade ao Sagrado Coração de Jesus é uma verdadeira devoção, com tudo aquilo que verdadeiramente deve conter em uma autêntica devoção. Por exemplo, as 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus que foram as que se popularizaram, uma vez que existem bem mais que doze promessas, são instrumentos de intimidade com Deus. A devoção ao Sagrado Coração é uma devoção reparatória, e a maior de todas as reparações que podemos dar ao Coração de Jesus é a nossa conversão. Dentre as promessas está “a primeira sexta-feira”, que é a mais conhecida na Igreja, com a adoração ao Santíssimo Sacramento, a bênção do Santíssimo, a confissão e comunhão reparadora nas primeiras sextas-feiras de cada mês. Deste modo podemos ver como essa devoção nos aproxima dos tesouros da igreja e nos convida a conversão.”
A Paróquia de Estância Velha também se alegra com seu pároco e nos próximos dias, celebrará com grande programação o Sagrado Coração de Jesus. Confira abaixo as atividades, conforme fornecido pela paróquia.
Dia 16 de junho, no dia próprio da solenidade, acontecerá, às 6h30, a missa ao Sagrado Coração, e às 19h, a missa de renovação da consagração ao Sagrado Coração de Jesus e consagração de novos membros ao Apostolado da Oração.
Mais tarde, o tríduo, sempre às 19h, com diferentes celebrantes:
21 de junho – Pe. Rafael Staut
22 de junho – Pe. Julio Cesar
23 de junho – Pe. Lucimar Braga
No dia 24 de junho, a grande festa, programada da seguinte forma:
7h30: Concentração para carreata, praça Primeiro de Maio.
8h: Início da carreata com a Imagem do Sagrado carreado pelo caminhão de Bombeiros, passando por todas as comunidade: Sagrada Família, Auxiliadora, Fátima, Aparecida e São José.
10h: Chegada da carreata ao PAC
10h30: Missa no PAC
11h30: Procissão do PAC ao Ginásio da Comunidade, onde teremos o almoço.
Com sorteios, brinquedos, doces, sobremesas e outras atrações, a festa seguirá.
Os Cartões antecipados custam R$ 55,00, e podem ser adquiridos na secretaria da paróquia.
Sagrado Coração de Jesus, confio e espero em vós!