VÍDEO – MÊS DIOCESANO DO DÍZIMO

Esta cruz é um símbolo para a preparação do Mês Extraordinário Missionário, convocado pelo Papa Francisco, que acontecerá em outubro de 2019. As cruzes missionárias foram entregues às dioceses e núcleos da CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil) durante a Assembleia Geral da CNBB, que ocorreu em Aparecida, em abril de 2019. O Mês Extraordinário Missionário será aberto nacionalmente no dia 1º de outubro de 2019.

Em nosso Estado a Cruz enviada à CRB já peregrinou por muitas (Arque)Dioceses. Dos dias 02 de setembro ao dia 08 ela visitou o núcleo de Novo Hamburgo. Vinda do Núcleo de Montenegro ela percorreu algumas comunidades Religiosas da Diocese: Irmãs Franciscanas, as Irmãs Carmelitas, Padres Jesuítas, Irmãs do Imaculado Coração de Maria e as Irmãs de Santa Catarina.

No dia 06 de setembro ela esteve no Colégio Santa Catarina. Dia em que toda escola se uniu em comunhão eclesial rezando pelas missões e preparando-se desde já para o Mês Missionário. Momentos estes preparados pela Pastoral Escolar.

Dia 08, após a Missa celebrada na Catedral São Luiz, ela partiu para o núcleo do Vicariato de Canoas.

A temática “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”, e busca despertar a consciência da missio ad gentes (missão das nações) e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral. O Logo mostra uma cruz missionária cujas cores tradicionais lembram os cinco continentes. A Cruz é instrumento e o sinal eficaz da comunhão entre Deus e os homens para a universalidade da nossa missão. Ela abraça os homens e mulheres deste mundo e, precisamente, graças a ela, estamos unidos, conectados e abertos à comunhão. Nossa solidariedade é universal; de fato, o mundo transfigurado no Espírito supera as distâncias e abre olhar da nossa mente do nosso coração. É o amor de Jesus que não conhece limites e fronteiras. As palavras BATIZADOS E ENVIADOS, que acompanham a imagem, indicam os dois elementos característicos do cristão: o batismo e o anúncio. Da cruz brota o batismo para a salvação do mundo para o qual somos enviados para anunciar o Evangelho de Jesus.

Autor(a): Ir. Osana Bin

Direitos da Imagem: Pascom NH