Novena e Festa de Santa Catarina

Qual a função de um PÁROCO?
O pároco é o pastor da Paróquia a ele confiada; exerce o cuidado pastoral da comunidade que lhe foi entregue, sob a autoridade do bispo diocesano (…) com o múnus de ensinar, santificar e governar (…) com estabilidade, de acordo com o direito.
Tem o dever de fazer com que a Palavra de Deus seja integralmente anunciada. Estimule obras que promovam o espírito evangélico, também a justiça social. Tenha especial cuidado com a educação católica das crianças e jovens. Procure os afastados da fé. Cuide para que a Eucaristia seja o centro da comunidade paroquial, faça com que os fieis se alimentem da Eucaristia e se aproximem da penitência, bem como dirigir a liturgia. (cf. Cân. 528).

Qual a função do Vigário paroquial?
O vigário é cooperador do pároco em uma paróquia, sendo responsável, com o pároco, pelos cuidados pastorais. Pode ser constituído para dar sua ajuda na paróquia integralmente, ou em parte dela, ou para um determinado grupo de fieis. Tem obrigação de substituir o pároco quando necessário em cooperar em tudo que lhe for solicitado. Deve residir na casa paroquial e ter vida comum com os demais padres. (cf. Cân. 548-552).

Autor(a): PASCOM NH

Direitos da Imagem: Pascom NH