logo-dnh-horizontal-negativo-0500

VI Encontro de Educadores da Diocese de Novo Hamburgo

As irmãs Carmelitas do Carmelo Nosso Senhor dos Passos, de São Leopoldo, convidam você e sua família para celebrar a Novena de Nossa Senhora do Carmo. Missas 07 – 16 de Julho às 19h30, sobre Os Dogmas da Igreja Católica, nas intenções dos participantes.


Festa de Nossa Senhora do Carmo dia 16 de Julho às 19h30, missa será presidida por Dom Zeno Hastenteufel.


LOCALIZAÇÃO:

O Carmelo se localiza na Rua Monte Carmelo, 78, Cristo Rei, São Leopoldo.


HISTÓRICO:

O Carmelo de São Leopoldo, foi fundado pelo Carmelo de Porto Alegre. Estando completo o número das Irmãs de Porto Alegre pensaram em fazer uma fundação.

Uma das Irmãs, que era natural de São Leopoldo, informou o Bispo Dom Cláudio Ponce de Leão, que em São Leopoldo havia um terreno com uma Capela construída com a imagem de Nosso Senhor dos Passos, pertencente a Irmandade de Nosso Senhor dos Passos. O Bispo entrou em contato com o responsável que ficou muito contente e falou com os membros da Irmandade. Todos entraram em acordo e fizeram a doação da Capela e do terreno, para as Irmãs Carmelitas.

As três fundadoras Madre Maria de São Luiz, Irmã Petronila e Irmã Inês viajaram de Porto Alegre à São Leopoldo de Trem, no dia 04 de Janeiro de 1910. A Primeira Missa foi celebrada no dia 06 de Janeiro de 1910. Mais tarde veio de Porto Alegre a Noviça Irmã Ângela, reforçar a comunidade.

A pequena construção do Convento foi feita com a herança da Irmã Petronila, cuja família de São Leopoldo ajudou muito nos primeiros 40 anos.

As vocações foram surgindo de forma que em 1935, foi feita a fundação do Carmelo de Santa Maria, com as mesmas fundadoras Madre Maria de São Luiz e Irmã Petronila.

Em 1951, tendo crescido o número de religiosas, Madre Ângela fundou o Carmelo do Menino Jesus em Caxias do Sul.

Em 1989, Madre Maria Stella, fundou o Carmelo de Florianópolis.

FONTE: IRMÃS CARMELITAS


Na história da Igreja, a ordem das Carmelitas é uma das mais antigas e tem como modelo e patriarca o Profeta Elias. O culto a Maria, honrada como a Bem-aventurada Virgem do Carmo. Na Sagrada Escritura fala-se da beleza do Monte Carmelo, onde o profeta Elias defendeu a fé do povo de Israel no Deus vivo e verdadeiro. “Em lembrança da visão que mostrou ao profeta a vinda desta Virgem sob a figura de uma pequena nuvem que saía da terra e se dirigia para o Carmelo (Cf.1Rs 18,20-45), os monges, no ano 93 da Encarnação do Filho de Deus, destruíram sua antiga casa e construíram uma capela no monte Carmelo, perto da fonte de Elias, em honra desta primeira Virgem voltada a Deus”.

As gerações dos monges se sucederam através dos tempos e expulsos pelos sarracenos no século XIII, os monges que haviam recebido do patriarca de Jerusalém, Santo Alberto, então bispo de Vercelas, uma regra aprovada em 1226 pelo Papa Honório III, baseada no trabalho, na meditação das Escrituras, na devoção a Nossa Senhora, na vida contemplativa e mística, se voltaram ao Ocidente e aí fundaram vários mosteiros, superando várias dificuldades, podendo experimentar a proteção da Virgem. O superior geral nesta época, era São Simão Stock. Quando em suas orações pedia a Nossa Senhora proteção para a ordem dos Carmelitas dos perseguidores, a Mãe de Deus apareceu acompanhada de multidão de anjos, segurando nas mãos o escapulário da ordem e lhe disse: Eis o privilégio que dou a ti e a todos os filhos do Carmelo: todo o que for revestido deste hábito será salvo. Numa bula de 11 de fevereiro de 1950, o Papa Pio XII convidava a “pôr em primeiro lugar, entre as devoções marianas, o escapulário que está ao alcance de todos”, entendido como veste mariana, esse é de fato ótimo símbolo da proteção da Mãe Celeste, o seu valor das orações da Igreja, da confiança e amor dos que o usam.


ORAÇÃO:

Por intercessão de N.S.do Carmo protegei-nos de todos os perigos e dai-nos a graça de termos uma boa morte, não nos deixeis abandonados ao nosso egoísmo, indiferença, ódio e rancor. Protegei nossas famílias fazendo crescer em nossos corações o amor aos nossos irmãos. Amém.

Fonte: CatolicaNet

Autor(a): PASCOM NH

Direitos da Imagem: Pascom NH

Tags

Leia também...