Pastoral da sobriedade

pastsobriedade

Sobriedade e paz, só por hoje, graças a Deus!

E ser dependente só do amor de Deus!

PASTORAL DA SOBRIEDADE

É uma pastoral missionária e social. É a ação da Igreja Católica que age, especialmente, na prevenção das dependências, junto aos diversos grupos da comunidade, em comunhão com as outras pastorais e movimentos, levando a conhecer a pessoa de Jesus Cristo e sua  mensagem, que propõe uma mudança de vida através da conversão pessoal e  pastoral.

OBJETIVO GERAL

Prevenir e recuperar com ações pastorais e comunitárias pessoas com dependência alcoólica e outras drogas, vícios e pecados, a partir da vivência dos 12 Passos da Pastoral da Sobriedade em uma ação pastoral conjunta, buscando a colaboração e a integração de todas as pastorais, movimentos da Igreja particular

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1) Implantar grupos de autoajuda da Pastoral da Sobriedade nas paróquias;

2) Formar e capacitar novos agentes da Pastoral da Sobriedade;

3) Desenvolver a formação permanente dos agentes capacitados;

4) Atuar politicamente junto às forças vivas da comunidade pela exigência da fé, à luz dos ensinamentos de Cristo.

MISSÃO DA PARÓQUIA

Evangelizar, a partir de Jesus Cristo libertador e na força do Espírito Santo, apresentando o amor gratuito e misericordioso do Pai, através do serviço, do diálogo e do testemunho de comunhão fraterna, integrando fé e vida. Além disso, promover a dignidade da pessoa, da família e da Comunidade de fé, contribuindo para a construção de uma sociedade justa e solidária.

MISSÃO DO AGENTE

“A missão do agente é expressar o amor gratuito do Pai, que desperta em nós a solidariedade com o mundo e com a humanidade, fazendo os excluídos os nossos preferidos” (CNBB, Regional Sul 3).

PRIORIDADES

1) Conscientizar as lideranças da Igreja para o desenvolvimento das ações preventivas a todas as dependências;

2) Criar os Grupos de Autoajuda (GAA) da Pastoral da Sobriedade para a recuperação dos dependentes e familiares;

3) Organizar as coordenações diocesana e paroquiais da Pastoral da Sobriedade;

4) Promover a captação de recursos financeiros para viabilizar os Encontros de Capacitação de Formação de Agentes da Pastoral da Sobriedade.

METODOLOGIA

A metodologia do Grupo de Autoajuda (GAA) atende as exigência da Evangelização (Serviço, Anúncio, Diálogo e Testemunho de Comunhão) e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE), levando o dependente e o codependente a participar do Programa de Vida Nova, a Terapia do Amor, refletindo e vivenciando os 12 Passos, fundamentados na Doutrina e nos Sacramentos da Igreja Católica.

CARACTERÍSTICAS

São características do Grupo de Autoajuda da Pastoral da Sobriedade:

1) É uma Pastoral social e missionária, desenvolvendo uma ação evangelizadora;

2) Segue um Programa de Vida Nova –Terapia do Amor, conduzindo a uma  reflexão pessoal;

3) Não se limita à dependência química: álcool e outras drogas, mas também aos vícios e aos pecados;

4) Respeita a individualidade, não permitindo aconselhamento;

5) Trabalha o respeito e a disciplina, assegurando o sigilo necessário;

6) Mantém a “Porta Aberta” no dia e hora da Reunião do GAA;

7) Nos Grupos de Partilha separam-se por parentesco e não por sua condição;

8) Vai-se além do bloqueio da droga, propondo-se o resgate da dignidade e do verdadeiro sentido da vida.

Extraído do Material Didático – CNBB

Visite também...