Pastoral da Juventude

PJ

QUEM SOMOS?

Grupo organizado da Igreja Católica e que pertence ao conjunto das Pastorais da Juventude do Brasil comprometido com o protagonismo da juventude, evangelizando de forma inculturada na realidade em que vivemos. Jovens felizes, apaixonados e motivados pela fé e seguimento à Jesus Cristo atuando em comunidades eclesiais e também na sociedade na defesa da vida e dignidade humana.

A cruz deitada servindo de estrada, um caminho rumo a “Civilização do amor”, tão citada em nossos documentos e proferida pelo Papa Paulo VI para os Jovens de todo o planeta.

A sigla PJ dentro do Caminho, nos remete para inserção na vida dos jovens, caminhar nas bases com os grupos de jovens organizados.

A cor vermelha é a cor do amor, da paixão, da responsabilidade da luta.

O círculo em volta, é a forma perfeita, em que todos são iguais e tem a mesma importância, que não deixa ninguém de fora, todos têm voz e vez.

Além do nome da Instituição Pastoral da Juventude, é também utilizada a inscrição da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pelo fato de estarmos inseridos organicamente na Igreja do Brasil e seu episcopado.

MISSÃO:

A missão é o que dá vida e sentido para a PJ, eixo determinante. É o agir concreto de jovens participantes dando testemunho de nossa fé.

Comprometemo-nos com a libertação individual e coletiva, resgatando a cidadania. Denunciamos as situações de morte, anunciando o Reino de Deus como proposta que gera vida. Fazemos a evangélica opção pelos pobres e jovens, por isso buscamos alternativas concretas que respondam aos problemas que nós, jovens, vivemos.

Referência: Somos Igreja Jovem – Pastoral da Juventude: um jeito de ser e fazer – Subsídio de Estudo.

Assessor eclesiástico:

Pe. Edson Thomassin