Setor Juventude de NH participa da reunião do Regional Sul 3

Assessor Eclesiástico – Pe. Marcio Lavratti , Assessor Jovem – Luan Rafael, Articulador Missionário – Vinícius Posselt, Articulador Vocacional – Rafael Vinícius Mayer e Comunicadora – Benaia Marmitt.

Santa Cruz do Sul acolheu no último sábado, 02 de março, a primeira reunião do Serviço de Evangelização da Juventude do Regional Sul 3. Participaram do encontro assessores e jovens de 12 das 18 arqui/dioceses do Regional, além de representantes da Pastoral da Juventude e da Pastoral da Juventude Estudantil.

Durante o dia, foram realizadas reflexões sobre a realidade das juventudes gaúchas à luz da via sacra, a leitura da história do Regional e reflexões sobre a caminhada de amadurecimento da fé das juventudes. A partir da leitura da ata da última reunião de 2023, foram planejadas ações em nível regional, provinciais e arqui/diocesanos, com elaboração de um calendário comum para o regional neste ano, marcado pela oração e preparação para o Jubileu da Esperança, em 2025.

O encontro foi também ocasião especial para a acolhida e início dos trabalhos do novo assessor do Serviço no Regional, Pe. Eliseu Lucas Alves de Oliveira, da Diocese de Cruz Alta. Pe. Eliseu dá continuidade aos trabalhos desenvolvidos pelo Pe. Neilor Schuster, que atuou frente à evangelização da juventude no Regional nos últimos 3 anos.

Dom Darley Kummer, Bispo Referencial da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude no Regional Sul 3, ressalta a importância do encontro, destaca a importância da coordenação regional apoiar e visitar as províncias eclesiásticas e relata alguns pontos de destaque apresentados pelos jovens durante a reunião:

Alguns pontos a serem considerados entre outros apresentados pelos jovens:1) Como nos identificarmos diante das formalidades da Igreja; 2) Conteúdos muito rápidos para assimilar; 3) Tornar a comunicação mais acessível; 4) Dar visibilidade aos diversos carismas existentes entre os jovens; 5) Dar tarefas para o envolvimento dos jovens em suas comunidades paroquiais; 6) Numa forma de caminhada sinodal, propor mais troca de experiências entre os grupos. 7) Vivenciar mais os processos de preparação e não só propor eventos que passam. 8) Mais participação e comunhão para fortalecer as províncias eclesiásticas.

Em 2024, o Serviço de Evangelização da Juventude seguirá com o plano de ação “Vim matear contigo”, eleborado e construído pela coordenação regional em 2023 para o biênio.

CNBB Sul 3