JUSTIFICATIVA:
A pastoral familiar é um serviço da igreja, de apoio à família, para que esta, a partir de sua realidade, possa existir e viver dignamente, crescer em seus relacionamentos e formar as novas gerações conforme o plano de Deus.
OBJETIVO GERAL:
Fazer da família uma comunidade cristã, santuário da vida, resgatando para a família seu justo valor de célula primeira e vital da sociedade para que se torne de fato missionária e Igreja doméstica.
OBETIVO ESPECÍFICO:
1.Formar agentes qualificados;
2.Acolher toda família a partir da realidade em que se encontra;
3.Santificar os laços familiares;
4.Apoiar a família no seu papel educador;
5.Promover a missão em família;
6.Valorizar os tempos litúrgicos e datas civis;
7.Articular o trabalho em conjunto com as outras pastorais e movimentos eclesiais;
8.Estabelecer articulações também com forças externas à Igreja.
A Pastoral Familiar constrói sua organicidade buscando estabelecer cooperação com outras iniciativas da Igreja, no estilo A A Pastoral Familiar trabalha como Pastoral Orgânica: Corpo de Cristo. É uma pastoral bastante abrangente, inclui o casal, os filhos, os parentes, a comunidade e a sociedade. Por isso, deve trabalhar com as outras pastorais, porque tudo parte da família e, ao mesmo tempo tudo se dirige à família, é voltada para a família, “um dos eixos transversais de toda a ação evangelizadora”. E, nela todas as pessoas têm lugar, todas as pastorais, movimentos, serviços e institutos, de uma maneira ou de outra, têm sua contribuição a dar, como também sua contribuição a receber.
Casal coordenador:
Adalberto Daniel Enzweiler
Silvia Bernardes Enzweiler
Assessor Eclesiástico:
Pe. Cláudio Vicente Immig