Padre Dirceu Ritter

Tipo de Incardinação
Incardinado residente
Biografia

Nascido em Brochier, no Rio Grande do Sul, aos 9 de setembro de 1969, ingressou no seminário São José, em Gravataí, no ano de 1985. Cursou filosofia no Seminário Maior de Viamão em 1991 e teologia no mesmo lugar em 1994. Foi ordenado sacerdote aos 15 de dezembro de 2000, na paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Novo Hamburgo, por Dom Osvino Both, escolhendo para si o lema “Eis-me aqui, Senhor, ouvia-me”. Is 6,8.

Já serviu à Igreja na diocese como vigário paroquial na paróquia Santa Terezinha, de Campo Bom, em 2001; como pároco da São João Batista, de Sapiranga, e como diretor espiritual no seminário Menor Maria Auxiliadora, em Dois Irmãos, em 2002; como reitor do Seminário Betânia, em Novo Hamburgo em 2003. Retornou, em 2004 e permaneceu em 2008 como reitor do Seminário Maria Auxiliadora, em Dois Irmãos. Em 2009 assumiu como pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida, em São Leopoldo, até 2011, e foi, neste mesmo período, diretor espiritual do movimento Cursilho de Cristandade diocesano. De 2012 a 2020 foi pároco da São Miguel, em Dois Irmãos e, em dezembro de 2020, foi nomeado pároco da paróquia Sagrada Família, em Novo Hamburgo, onde permanece. Já foi membro da diretoria do extinto FRASA – Fraternidade Sacerdotal, da diocese; bem como do conselho de presbíteros, do colégio de consultores e da OSIB do Regional Sul 3 da CNBB.

No campo acadêmico, é pós-graduado em psicopedagogia no Seminário Maior de Viamão e tem curso de Teatro pela Faculdade de Filosofia do Seminário Imaculada Conceição de Viamão, via diretório Acadêmico Ernani Fiori.

Visite também...